Rosário Anglicano – Um jeito contemplativo de rezar


Histórico

Desde o princípio dos tempos, muitas pessoas têm usado seixos ou um cordão de nós ou pérolas (de vidro) para orientá-las nas orações oferecidas a Deus. Algumas fórmulas de oração do rosário podem ser encontradas nas maiores tradições religiosas: budista, mulçumana, católica e ortodoxa.


Simbolismo

A configuração do Rosário Anglicano explicita a oração contemplativa nos diversos níveis da tradição cristã.


O Círculo do Rosário Anglicano simboliza a roda do tempo; na tradição cristã o número 4 representa os quatro braços da cruz: quando traçamos o sinal da cruz, tocamos em quatro pontos e recordamos, também, a totalidade da redenção.


A Oração, que se move em torno do Rosário, representa a nossa peregrinação espiritual no seguimento de Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador. Na teologia, temos as quatro virtudes cardeais: prudência, justiça, fortaleza e temperança, que são os pilares do fundamento moral de toda a vida humana.


Temos ainda as quatro semanas no mês lunar e quatro direções cardeais norte, sul, leste e oeste, como também os quatro elementos primários: terra, água, ar, e fogo.


O número sete é repetido quatro vezes no Rosário, criando um mês convencional, e conforme a tradição judaico-cristã, representa a perfeição e a plenitude espiritual.


Assim, ao orar com o Rosário Anglicano, elevamos a Deus o nosso clamor por uma vida plena de significado e de sua presença.


O número completo das contas (33) rezado três vezes lembra-nos a Santíssima Trindade, e conforme a tradição Oriental é o número completo do nome Divino, que somado ao Crucifixo no começo ou no fim, traz o total de um cento que é o número de contas do Rosário Ortodoxo, que representa a plenitude da criação.


O Rosário Anglicano é feito de 33 contas divididas em quatro grupos de sete chamados de Semanas. Para cada conjunto de sete contas, há uma conta única maior (totalizando 4), que forma com as demais uma Cruz dentro do círculo do Rosário, por isso são chamadas de contas Cruciformes.


A conta que vem em seguida da Cruz ou Crucifixo é chamada de conta Invitatória.


Como Usar

O uso do rosário ajuda-nos a estar atento e numa atitude de contemplação durante o tempo dedicado a permanecer na oração e na presença de Deus, pelo uso da mente, corpo, e espírito.


Comece a oração do Rosário escolhendo as orações que deseja usar para a cruz e cada conta.


Pratique até que você tenha clareza da oração escolhida em cada conta, e recite, tanto quanto possível, as orações de memória.


Encontre um lugar calmo e permita que o seu corpo e mente tornem-se relaxados e tranquilos.


Sugere-se que você ore pelo círculo das contas três vezes (que simboliza a Trindade) num ritmo calmo, permitindo que a repetição se torne como que uma canção de amor e louvor que permita à sua mente descansar e aquietar o seu coração em Deus. Um período de silêncio deverá ser seguido, para um tempo de reflexão e escuta. A Escuta é uma importante parte em toda oração.


Alguns modelos de Coleções de Orações

Encontre um modelo que lhe seja mais favorável para estar em sintonia com a presença Trinitária de Deus.


Primeiro

Cruz / Crucifixo

Pai nosso, que estás nos céus / Santificado seja o teu Nome / Venha o teu Reino / Seja feita a sua vontade,


Assim na terra como no céu / O Pão nosso de cada dia nos dá hoje. E perdoa-nos as nossas dívidas, Assim como nós também perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, Pois teu é o Reino, e o poder, e a glória para sempre. Amém. pg 35 LOC da IEAB


Conta Invitatória

Sejam bem aceitas as palavras da minha boca e o meditar do meu coração perante a tua face, ó Senhor, Rocha minha, e Redentor meu. Sl 19,14 pg 235 LOC da IEAB


Conta Cruciforme

Cordeiro de Deus, que tiras os pecados do mundo / Tem misericórdia de nós.


Cordeiro de Deus, que tiras os pecados do mundo / Tem misericórdia de nós.


Cordeiro de Deus, que tiras os pecados do mundo / Dá-nos a tua paz. pg 65 LOC da IEAB


Semanas

Misericordioso e Onipotente Senhor, Pai, Filho, e Espírito Santo, abençoe-nos e nos guarde. Amém.


Conta Invitatória

Deus é nosso refúgio e fortaleza; auxílio sempre encontrado na tribulação. Sl 46 pg 65 LOC da IEAB


Cruz / Crucifixo

O Senhor nos abençoe e nos guarde. Sobre nós levante a sua face e nos dê a paz. Amém. pg 104 LOC da IEAB


Segundo

Cruz / Crucifixo

Glória ao Pai, e ao Filho, E ao Espírito Santo, como era no princípio, é agora, e será sempre por todos os séculos, Amém.


Conta Invitatória

Abre, ó Senhor, os meus lábios e minha boca proclamará o teu louvor! Sl 51 pg 277 LOC da IEAB


Conta Cruciforme

Salva-nos Senhor, enquanto acordados, e guarda-nos quando dormimos; para que, acordados, vigiemos com Cristo, e, dormindo, repousemos em paz. Liturgia da Igreja Lusitana pg 64


Semanas

Jesus, cordeiro de Deus, tem misericórdia de nós / Jesus, que tomou nossos pecados, tem misericórdia de nós / Jesus redentor do mundo, dê-nos a sua paz. Liturgia da Igreja Lusitana pg 65 LOC


Conta Invitatória

Deus é nosso refúgio e fortaleza; auxílio sempre encontrado na tribulação. Sl 46 pg 65 LOC da IEAB


Cruz / Crucifixo

O Senhor nos abençoe e nos guarde. Sobre nós levante a sua face e nos dê a paz. Amém. pg 104 LOC da IEAB


Terceiro

Cruz / Crucifixo

Bendito seja Deus, Pai, Filho, e Espírito Santo. Amém.


Conta Invitatória

Senhor, abre os meus lábios. E a minha boca proclamará o teu louvor. Glória ao Pai, e ao Filho, e ao Espírito Santo: Como era no princípio, é agora, e será sempre, por todos os séculos. Amém.


Conta Cruciforme

Deus Santo, Santo e Forte, Santo e Imortal, tem piedade de nós. Liturgia da Igreja Lusitana pg 65 LOC 168


Semanas

Senhor Jesus Cristo, Filho do Deus Vivo, Tem misericórdia de mim, porque sou pecador.


Conta Invitatória

Deus é nosso refúgio e fortaleza; auxílio sempre encontrado na tribulação. Sl 46 pg 65 LOC da IEAB


Cruz / Crucifixo

O Senhor nos abençoe e nos guarde. Sobre nós levante a sua face e nos dê a paz. Amém. pg 104 LOC da IEAB


Escolha um dos 8 incríveis layouts

Seu Wix Blog oferece 8 lindos layouts para você escolher. Vá para configurações do blog para escolher o layout mais adequado ao seu estilo. Por exemplo, um layout lado a lado ajuda seus visitantes a encontrar facilmente mais posts que tenham interesse ou escolha um layout com coluna única clássica que permite aos leitores rolar para baixo e ver seus tópicos um por um. Todo layout possui novos recursos sociais. Os leitores poderão compartilhar facilmente os posts em redes sociais como Facebook e Twitter, ver quantas pessoas curtiram um post, fizeram comentários e mais.


Adicione mídia aos seus posts

Quando criar seus posts você pode:

  • Fazer upload de imagens ou GIFs

  • Incorporar vídeos e músicas

  • Criar galerias para mostrar uma coleção de mídia

Personalizar a aparência de sua mídia, tornando-a panorâmica ou pequena e alinhar facilmente a mídia dentro dos seus posts.

Use hashtag nos seus posts

Ama #hashtags? Boas notícias! Você pode adicionar tags (#ferias #sonho #verao) em todas os seus posts para atrair mais pessoas. Por que usar hashtags? A hashtag é uma palavra-chave que identifica o tema do conteúdo e é usada pelas pessoas para encontrar posts relevantes. Então vá em frente e use #hashtags!





3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo