SERVIÇOS RELIGIOSOS

Santa Eucaristia

eucaristia.jpeg

A Santa Eucaristia é o alimento espiritual por excelência dos cristãos e o principal ato de adoração pública da comunidade local. As celebrações dominicais regulares da Santa Eucaristia em nossa Paróquia são nos seguintes horários:

  • Missa Dominical às 9:00 horas.

Conforme as normas para o Culto da Igreja, a Santa Eucaristia é o ato central da adoração no dia do Senhor e noutras festas maiores do calendário do ano cristão.

O sinal externo e visível do sacramento da Eucaristia é o pão e o vinho consagrados pelo sacerdote. A graça interna e espiritual é o corpo e sangue de Cristo. Na última ceia com os discípulos, Jesus disse que toda a vez que comermos deste pão e bebermos deste vinho, estamos fazendo isso em sua memória.

A palavra que traduzimos por memória vem do grego avamveoio (anamnesis), que significa muito mais do que simplesmente recordar: significa estar presente. A Igreja Episcopal não procura explicar teologicamente como se dá a presença real de Cristo na Eucaristia, esse santo e profundo mistério, que reúne os cristãos todos os domingos há quase dois mil anos, para participar deste pão e deste vinho em comunhão com Deus, com Jesus e com todos os cristãos de todos os tempos e lugares.

Santo Batismo

BATISMO_edited.jpg

O Santo Batismo marca nosso ingresso na família da Igreja, uma vez que já somos parte de uma família humana. Ele é o início de nossa vida na fé. O Livro de Oração Comum ensina que por meio do Santo Batismo: Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, Mateus 28:19

“nascemos espiritualmente, passamos a pertencer à Comunidade dos Fiéis e somos feitos para sempre filhos de Deus e discípulos de Cristo.”

Deus, por meio deste sacramento, nos recebe e, como Ele não age sozinho, os pais, padrinhos e toda a congregação, pelo poder do Espírito Santo, assumem o cuidado pelo nosso crescimento espiritual. Então, de fato, começamos a receber a Graça de Deus sobre nós.

Jesus mesmo considerou importante que Ele também recebesse o Batismo pela água. A água é um sinal externo que simboliza que nossos pecados foram todos lavados por nosso Salvador.

O Batismo na Igreja Episcopal Anglicana do Brasil.

A Igreja Episcopal Anglicana do Brasil reconhece como válido qualquer batismo com água feito em nome da Santíssima Trindade. Pessoas de qualquer idade podem ser batizadas, desde que não tenham sido anteriormente batizadas. Não praticamos o rebatismo. Também realizamos o batismo infantil, como fazia a Igreja primitiva, embora, naturalmente, os primeiros convertidos fossem adultos.

Em caso de dúvida na realização anterior ou não do batismo de uma pessoa, o Livro de Oração Comum possui uma fórmula litúrgica para o batismo condicional.

Qualquer pessoa batizada pode participar da Santa Eucaristia e receber regularmente a comunhão.

Entre em contato conosco para tirar suas dúvidas ou para marcar a celebração do Santo Batismo.

Confirmação

Crisma-1.jpg

Nos primeiros tempos da Igreja a Confirmação não era distinta do Batismo. Com início da prática do batismo de crianças, foi necessário a existência de outro ato sacramental que marcasse o compromisso pessoal, público e definitivo com Jesus Cristo e sua Igreja. As promessas da Confirmação são muito semelhantes as do Batismo.

Para muitos, a Confirmação é o sacramento da maturidade cristã, ou ainda para alguns, uma espécie de “ordenação ao laicato pleno” da Igreja. Isto significa que a Confirmação deve ocorrer quando uma pessoa quer real e conscientemente , de vontade livre e espontânea, assumir o compromisso da vida cristã em uma paróquia ou missão da Igreja. É um sacramento único e permanente, pois só acontece uma vez na vida.

O sinal externo neste sacramento é a imposição das mãos, pelo Bispo, sobre a cabeça do(a) confirmando(a), ungindo-o(a) com um óleo apropriado, chamado de crisma.

O sinal interno da Confirmação é o dom do Espírito Santo, graça inestimável  de Deus que nos habilita, ampara e sustenta numa vida de discipulado e compromisso com o Reino.

Pastoralmente, apontamos algumas considerações básicas: não há idade mínima ou máxima, o critério é o discernimento; o requisito básico é a pessoa ser batizada; deve haver instrução prévia das pessoas candidatas à Confirmação; é recomendável que a pessoa seja comungante e que tenha algum tipo de envolvimento na comunidade.

O Livro de Oração Comum traz as orientações necessárias e o texto do rito da Confirmação.

Sacramento da Reconciliação (Penitência ou Absolvição)

Somos convidados a reorientar nossa vida para Deus, de todo coração, a romper com o pecado e mudar de vida. A conversão é obra da graça. Deus chega antes em nosso coração e nos dá força para começar de novo: o Espírito Santo nos dá a graça do arrependimento e nos reconciliar com Ele.

Juntamente com a Reconciliação, a Unção dos Enfermos é uma graça de reconforto. A enfermidade coloca o ser humano diante de uma realidade limite: sua finitude. Na doença, a pessoa experimenta sua impotência e sua fraqueza. A enfermidade pode levar a pessoa à angústia, a fechar-se sobre si mesma e, às vezes, ao desespero e à revolta contra Deus. Mas também pode tornar a pessoa mais madura, ajudá-la a discernir em sua vida o que não é essencial, para voltar-se àquilo que é essencial. Não raro, a doença provoca uma busca de Deus, um retorno a Ele. Em algumas partes da nossa Comunhão a Unção dos Enfermos recebe o nome de Benção da Saúde, apontando para busca da saúde integral e não dando ênfase na doença.

Clique aqui para adicionar o seu próprio texto e editar. É fácil! Basta clicar em "Editar Texto" ou clicar duas vezes sobre mim e você poderá adicionar o seu próprio conteúdo e trocar fontes. Sou um ótimo lugar para você contar sua história e permitir que seus visitantes saibam um pouco mais sobre você. Sinta-se à vontade para arrastar e soltar em qualquer lugar em sua página. Sou um ótimo lugar para você contar sua história e permitir que seus clientes saibam mais sobre você.

FAÇA PARTE DE NOSSA FAMÍLIA

A vida cristã é uma experiência maravilhosa. Começa através de uma obra sobrenatural realizada pela imerecida graça de Deus no coração e na vida de uma pessoa. O Espírito de Deus aplica a obra de Cristo, na cruz, aos muitos que estão espiritualmente mortos. Ele os regenera, levando-os a arrependerem-se do pecado e a exercitarem a fé no Senhor Jesus Cristo. Isto se chama salvação, que é uma obra gloriosa da graça e do Espírito de Deus.

HORÁRIOS

SANTA EUCARISTIA

Todos domingos às 10:00 horas

 

SERVIÇO PARA GRUPO DE JOVENS

Toda .................................................................